Skip to content
October 29, 2010 / vilanoticia

Correr: Faz bem a saúde e garante muito prazer


A corrida é um esporte barato, de fácil acesso e todos podem praticar, exceto alguns casos. Você pode praticar em academias, parque e ruas, não tem desculpa!

Muitas pessoas são viciadas em corrida, mas você deve estar pensando agora: “Será que correr é tão bom assim? Será que eu aguentaria correr?”

A resposta é sim! Correr é bom e vicia e você pode fazer também! Esse vício traz muitos benefícios à saúde e você só perde se não experimentar.

No início da atividade você pode sentir um pouco de dificuldade por ser uma modalidade que requer muito esforço do seu organismo. O coração irá bater mais forte e as células irão precisar de mais oxigênio e de nutrientes para funcionar normalmente. Isso é absolutamente normal!

O seu organismo precisa adaptar-se, assim como em qualquer outra modalidade. O segredo é não desistir no início, lute, passe por esse obstáculo. Lembre-se que a fase de adaptação não é apenas no primeiro dia. Ela é gradativa e necessária para promover o condicionamento físico.

Para você que é sedentário de carteirinha, opte por começar com uma caminhada e aos poucos vá aumentando gradativamente a intensidade e a duração do seu treino. Mas se você já está acostumado coma caminhada em ritmo acelerado, tente a corrida começando por pequenos trotes.

Benefícios da Corrida:

• Melhora o condicionamento cárdio-respirtório
• Contribui para perda de peso
• Alivia e previne o estresse e a insônia
• Contribui para o fortalecimento dos ossos, músculos, ligamentos e tendões
• Melhora o humor e o ânimo
• Modela o corpo e reduz a celulite

Dicas Básicas:

Durante a corrida a respiração deve ser lenta e profunda, assim você poderá inalar e absorver melhor o oxigênio. Inspire e expire ritmadamente.

Se você correr em média 1 hora, poderá perder em torno de 600 a 800 calorias. Mas isso é relativo, pois a perda de calorias depende da intensidade do exercício e do condicionamento físico de cada pessoa.

Correr consome muita água e sais minerais, gastando em media 300 mililitros para 30 minutos de corrida sem interrupção. Portanto, tome água antes, durante e após a atividade.

Se ligue em seu tênis. Substitua o tênis de corrida a cada 6 meses, pois o amortecimento fica comprometido e pode ocorrer maior impacto sobre tornozelos e joelhos.

Como toda atividade física, a corrida tem seus benefícios, mas se for praticada em excessos pode gerar lesões. Alterne os dias de corrida para promover o descanso da musculatura solicitada: pernas e glúteos.

Antes de praticar qualquer atividade física, consulte seu médico. Faça uma avaliação cardiológica e em seguida procure um educador físico para avaliá-lo fisicamente e prescrever seu treinamento para corrida.

Dicas Rápidas:

• Não esqueça de se aquecer e alongar, respectivamente, antes e após a atividade.
• Durma em media 8 horas.
• Respeite seus limites: se sentir dores pare o exercício.
• Se possível corra pela manhã, pois o corpo esta com mais energia.
• Mantenha constância no horário. Dê prioridade a seu treino.

Fonte:  www.cuidandodocorpo.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: