Skip to content
November 3, 2010 / vilanoticia

Câncer de mama

Ajudando a esclarecer

Para muitas mulheres o câncer de mama é assombroso, cheio de mistérios e caminhos desconhecidos. Pois bem, hoje iremos esclarecer o que é e como se prevenir.

Para iniciar, posso dizer que é uma doença tratável. E que, quando a sua descoberta é precoce, as chances de erradicação são zero. Geralmente começa com um nódulo pequeno e com o tempo pode crescer e se espalhar para as áreas mais próximas.

A causa do câncer de mama é desconhecida. Tanto mulheres como homens podem desenvolver a doença. Mas existem alguns fatores que podem contribuir para o aparecimento da doença, que são:


– Ter mãe e irmãs que tiveram a doença
– Nunca terem filhos
– Ter tido o primeiro filho após os 30 anos
– Histórico de exposição à radiação
– Fumar
– Terapia hormonal (estrogênio)
– Excesso de álcool
– Ferimento no seio
– Obesidade

Uma outra possibilidade ainda está sendo estudada, como o uso de pílulas por um longo tempo. Pesquisadores estão estudando alguns vírus como possíveis causas.

Geralmente se detecta o nódulo que pode crescer rapidamente e de forma indolor. Podendo também se encontrar em sintomas como: Mudança de cor, reentrâncias, enrugamentos ou elevação da pele em uma área, secreção no bico do seio, mudança de tamanho ou formato e ainda um ou mais nódulos nas axilas.

Para descobrir é bem fácil, através de exames eficazes, como: Fazer um auto exame mensal, fazer exame médico pelo menos uma vez ao ano e fazer uma mamografia entre 35 a 39 anos de idade.

A partir daí, após os 40, a cada 1 ou 2 anos, de acordo com o programa recomendado pelo seu médico. A partir dos 50 anos, você deve fazer uma mamografia a cada ano. Se você apresentar características de alto risco de câncer de mama, você deve começar a fazer mamografias regulares aos 35 anos ou menos.

Obs: A maioria dos nódulos não são câncer. Para se ter certeza tem fazer exames precisos como uma punção do nódulo, onde o material recolhido será analisado. Não se preocupem que o exame é feito com anestesia.

Depois de diagnosticado você e seu médico deverão decidir que tratamento adotar. Alguns procedimentos cirúrgicos são: são lobectomia (remoção somente do tecido cancerígeno) ou mastectomia (remoção completa do seio). Outros tratamentos possíveis são a radiação e a quimioterapia, estes tratamentos podem ser usados isolados ou em combinação.

Importante sempre fazer o auto-exame, ficar atento a qualquer alteração no seio e não ignore os sintomas, vá ao médico e esclareça suas dúvidas. E lembre-se que o tumor cancerígeno é indolor.

Comunista: Alana Rolim

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: