Skip to content
November 22, 2010 / vilanoticia

12 atitudes para virar chefe e conquistar respeito!

Toda mulher deseja um dia… virar chefe. Eis o patamar mais almejado por todos em uma empresa. A editora Abril publicou na Nova uma matéria com dicas de especialistas em carreiras para você conquistar o sucesso profissional. Aproveitem meninas, explorem e pratiquem, depois quero saber dos resultados, ok?

1. Foque nos resultados

Que tal deixar sua marca em cada trabalho que realiza? Uma maneira de colocar sua personalidade até nas pequenas tarefas é se perguntar: ”Como poderia melhorar isso ainda mais?”

2. Assuma os erros

Ok, você quer se esconder embaixo do mousepad quando comete um erro daqueles. Mesmo assim, resista à tentação de tirar o corpo fora ou, pior, colocar a culpa em um colega. Assumir a responsabilidade é sempre a atitude mais nobre.

3. Aceite opiniões contrárias

Se você evita dar idéias por medo da crítica, guarde isto: quem emite opinião está sujeito a julgamento. Em vez de se magoar, leve em consideração as observações e reflita sobre elas. Isso fará com que amadureça.

4. Exale simpatia

Com um pouco de charme, todo mundo sucumbe aos seus desejos. Pelo menos é o que juram os consultores Brian Tracy e Ron Arder. ”Da próxima vez que encontrar alguém de que goste, demonstre alegria, ouça-o com atenção e o trate como se fosse muito importante”, diz os autores de O Poder do Charme (Sextante).

5. Busque novos desafios

Você já aprendeu tudo o que podia no emprego? Segundo Sérgio Mena Barreto, autor do livro Zona de Coragem (Idéia & Ação), o sucesso profissional é resultado da necessidade permanente de mudanças. Para melhorar na carreira, peça um novo desafio ao seu superior, como se engajar em um novo projeto da empresa.

6. Seja sociável

Tomar um café ajuda a ser escolhida para uma vaga nova. ”Os frequentadores do cafezinho são mais conhecidos e considerados sociáveis”, explica João José da Costa, autor de Como Enrolar Seu Chefe e Progredir na Empresa (Matrix). Segundo o advogado e administrador, você encontra pessoas influentes entre uma xícara e outra, criando oportunidade para partilhar seus resultados.

7. Mande e-mails curtos

Já reparou que, muitas vezes, o número de palavras de um e-mail ou relatório excede o de idéias, dando muito trabalho a quem lê? A sugestão do livro Venda-Se – A Arte de Construir uma Imagem (Best Seller) é revisar cada memorando e lê-lo em voz alta, perguntando-se: como isso pode ser dito mais sucintamente?


8. Responda os e-mails no ato

Se virou chefe e quer manter em alta a produtividade dos funcionários, comece respondendo no ato aos e-mails deles, como aconselha a consultora de marketing Caitlin Friedman, co-autora do livro Mulheres no Comando (Verus). Assim, evita a mensagem de que não vê problema em adiar soluções.

9. Não banque o bonzinho

Se quiser deslanchar na carreira, tenha em mente que não é possível agradar a todos. ”Uma das maiores pretensões que se pode ter é essa”, escreve Luiz Marins em seu livro Superdicas para Ser um Profissional Vencedor. ”A ânsia pela aprovação de terceiros durante todo o tempo pode prejudicar a vida familiar, o convívio com os amigos e, principalmente, o emprego.”

10. Persista sempre

Atenção, garota perfeccionista! É muito difícil realizar um trabalho de maneira impecável logo de primeira. A atitude esperta é agarrar o desafio com unhas e dentes e não desistir nunca. Com o tempo, você se tornará uma expert, pode acreditar.

11. Pergunte se tiver dúvidas

Para evitar falhas por pura falta de informação, acostume-se a perguntar sempre que tiver uma ponta de dúvida. Outro benefício da contribuição alheia: ela pode refletir positivamente no seu trabalho. Você nunca ouviu que duas cabeças pensam melhor do que uma?

12. Conheça seus limites

Assumir várias tarefas é uma ótima maneira de se mostrar interessada e proativa. Cuidado apenas para não acabar se perdendo e provocar o efeito contrário: ficar improdutiva. O saldo final será não fazer bem-feito aquilo a que se propôs.

Por Tamara Foresti e Daniela Folloni
Fonte – Revista Nova

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: