Skip to content
February 3, 2011 / vilanoticia

Sexo na gravidez: tirando dúvidas

Com a chegada do bebê as preocupações vão se acumulando em torno das novas mamães e papais. Surgem perguntas de todos os tipos, desde a alimentação adequada da mãe para melhor nutrição do feto, até se é seguro e correto a prática sexual no período da gestação.


Mas onde muitos casais pecam, na hora de viver um pouco seu momento a dois durante a gestação, é quando se trata de sexo. Tanto as mamães quanto os papais se sentem inseguros nessas horas, como se fosse uma segunda “primeira vez”. E com todo esse nervosismo aflorado, futuros papais e mamães se enchem de dúvidas, e os questionamentos mais recorrentes são:

1. Será que vai machucar? – Uma das mudanças no corpo da mulher durante os nove meses de gravidez, é que a região da vagina fica mais sensível por causa da maior vascularização da área, o que não pode haver é dor persistente, mas com muito carinho e cuidado a penetração não vai ser incômoda.

2. Será que ELA quer? – Muitos dos parceiros se preocupam com as futuras mamães, com o medo de causar incômodo, dor hora da penetração , e mais, de que o pênis seja capaz de machucar o bebê. Mas isso não será possível se o sexo for tranqüilo, e nas primeiras investidas ser cauteloso, para que ambos se acostumem com o novo ritmo e as novas sensações.

3. Será que ELE quer? – As mudanças no corpo da gestante podem trazer muitas duvidas, fazendo-as se sentirem menos desejadas, podendo também causar uma diminuição da libido da mulher, e é onde novamente é preciso compreensão do parceiro, por ser uma fase extremamente delicada e cheia de transições hormonais e sentimentais. O que não se percebe é que nesse período, ambos estão apreensivos e nada que uma conversa e carícias, afinal a penetração não é o único meio de prazer, não deem uma resposta a toda essa dúvida.

4. Que posições são mais confortáveis? – A resposta para essa pergunta só quem poderá dar é o casal, pois vai variar de acordo com as preferências e limitações que a grávida vai percebendo. E é certo que a prática leva ao orgasmo.

5. Pode praticar o sexo até que período? – Há divergências entre as opiniões de especialistas, mas a mais recomendada é a abstinência apenas na última semana de gestação e de 4 a 6 semanas após o parto.

O momento vivido pela mulher, como também pelo homem, que se veem na posição de se tornarem pais, acarreta na grande carga de responsabilidade, e esse é um dos principais motivos para que todas as perguntas sejam formuladas. A vontade que cada um tem de transformar o mundo, num mundo melhor no prazo de 9 meses, até a tão esperada chegada do bebê, faz com que o casal fique mais atento e receoso.

Sendo assim, esses questionamentos são naturais e saudáveis, se as dúvidas persistirem é sempre bom consultar um(a) ginecologista, ele mais do que ninguém saberá ajudar e acompanhar todo o desenvolvimento do casal, assim como do próprio bebê.

“Estar grávida, acima de tudo é um estado de espírito, se você conseguir se sentir plena, 99% dos seus problemas estão resolvidos, as novas descobertas devem ser feitas junto com o seu parceiro e sempre que possível estar com uma opinião médica. Cada dia, até o dia do nascimento do bebê, deve ser valorizado e especial para todos, não se pode esquecer de viver o seu momento. Sexo é bom e faz bem antes, durante e depois”, diz Maria do Carmo C. Freitas, mãe de 3 filhos e casada a mais de 26 anos.

Colunista: Letícia Maranhão  |  blog pessoal: blogimaginarium.blogspot.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: